quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Aí é outra história!

Rola a bola com início tenso, time nervoso, sentindo o peso da estréia e os holofotes da cobrança. A "seleção dos estreantes" jogava contra a sólida seleção dos EUA, praticamente a mesma que surpreendeu muitos fazendo uma boa campanha na Copa, não tão satisfatória assim para o Brasil. Depois que o time encaixou o jogo e a sábia convocação de Mano soltou o futebol, aí os americanos (inclusive a muquequinha da torcida deles em Nova Jersey) só puderam assistir e se renderem ao toque de bola à lá brasileira. Eis que das cinzas ressurge o verdadeiro futebol da Seleção Canarinho.

Somente com dois dias de treino, a talentosa seleção convocada pelo inteligente Mano Menezes sobrou em campo e ganhou dos EUA por 2x0, e ainda ficou barato pelas ótimas oportunidades criadas principalmente pelo trio santista, responsável pelo ritmo ofensivo do time ainda desentrosado taticamente, porém muito seguro em todos os setores do campo. O que será que Dunga achou do jogo? Depois de uma dessa todo mundo deve se perguntar “que merda aquele maluco foi fazer na Copa?” Será que há alguns meses atrás ninguém sabia que aquilo não ia dar certo? Eu mesmo neste blog, antes mesmo da Copa citei a falta de uma meia dúzia dos novos jogadores que deram show ontem. Citei também, dois meses antes, quem seria o campeão da Copa. Qualquer pessoa que entende de futebol ou até um leigo observador, consegue associar qualidade e categoria à eficiência e sucesso. Ricardo Teixeira agora só fala em "renovação", "juventude", "futebol alegre". Com certeza estava louco pra ver os milhões de torcedores brasileiros batendo palmas para a Seleção, depois do vexame na África do Sul. Ele sabia que era inadmissível o Brasil ser hexa em 2010 e hepta em 2014. Os outros caciques iriam enlouquecer!

Mano nem precisou quebrar a cabeça. Teve muito pouco tempo pra entrosar o time, mas inteligência suficiente pra saber que o talento individual de jovens promissores e quatro peças do time que traduz a essência do futebol brasileiro, bastariam pra iniciar um projeto que já devia estar em prática a muito tempo. Botando os EUA no bolso, o Brasil testou uma ótima dupla de zaga com Thiago Silva e David Luiz (há muito tempo comento sobre a tranquilidade e habilidade desse menino, que saiu da categoria de base do Vitória). Só falharam em um lance no finalzinho do jogo, numa cochilada típica de quem ainda não se entrosou, e só então o nome do bom goleiro Victor foi mencionado. Os laterais Daniel Alves (MBMP!!!) e André Santos jogaram muito bem, saindo pro jogo e também fechando a linha defensiva. Os volantes só confirmaram que Gilberto Silva já devia estar aposentado e Felipe Melo preso. Lucas atento, seguro e tranquilo no jogo, ligando com categoria os contra-ataques e ganhando praticamente todas na marcação. Fez uma partidassa e pra mim tem lugar garantido no time. Ramires mostrando que é um bom jogador, correria, e que ajuda muito o time, mas prefiro Hernanes na posição. Ganso é um gênio! O Riquelme brasileiro com a dádiva da juventude. Futebol de fino trato, inteligente com ou sem a bola nos pés, excelente leitura de jogo, verdadeiramente armando ou passando por ele todas as jogadas da Seleção. O jogador que ensina que quem corre é a bola. Há muito tempo o Brasil não via um camisa 10 dessa categoria. Desde Zico, Kaká era o único que ainda destoava na retranca imbecil implantada na era Parreira e mantida por Dunga, seu anão. Agora bichado e sobrecarregado pela ignorância de alguns, depois de se recuperar definitivamente das graves lesões, vai ter que suar pra disputar a vaga de armador na Seleção. A menos que Mano Menezes consiga encaixá-lo no time ao lado do garoto que hoje é o melhor jogador do mundo! Ganso faz da simplicidade e descomunal habilidade, o seu humilde estilo e grandioso futebol. No ataque, Robinho foi fundamental para deixar à vontade os seus ex-colegas de clube, compreendendo ao menos ontem, que quando ele não se acha mais do que realmente é o grupo sai ganhando. Neymar, filhote de Robinho, deve ter sido muito bem orientado por Mano para usar o seu dom singular somente em direção à área adversária e, sem presepada, teve uma grande atuação fazendo inclusive o primeiro gol. Pato que não é lá essa coca-cola toda, fez uma boa partida marcando o segundo gol ainda no primeiro tempo, após passe de Ganso pra Ramires que colocou o centroavante na cara do goleiro pra limpar na velocidade e bater no gol vazio. Com um timasso desse, bote até Cisquinha lá na grande área que a Seleção brocava uns cinco ou mais. Prefiro André como titular e acho que se tivesse começado no jogo o placar seria bem mais elástico.

Poderia até perder! O que importa é que a seleção brasileira resgatou o seu incrível futebol que a Espanha conseguiu reproduzir tão bem, mas sem a sagaz ojetividade que os jogadores brasileiros tem. Deixou a lição de que os jovens atletas das categorias de base devem ser mais respeitados e valorizados, visando a renovação do futebol brasileiro que há muito caiu na cultura acéfala de que futebol é 90% força brutalidade pra se ter resultados satisfatórios. É por essas e outras que os garotos brasileiros são vendidos cada vez mais cedo para o futebol exterior, deixando de amadurecer e desenvolver ainda mais as suas carreiras, desprestigiando e involuindo assim o futebol jogado aqui dentro. Por isso o Santos hoje se destaca dos demais clubes. Mano Menezes vai ter tempo de sobra pra observar outros jogadores que não foram convocados, além de Éderson que entrou e saiu segundos depois machucado, e até manter boas peças mais experientes da Seleção como Júlio César, Maicon e Kaká. Lúcio também, mas não sei se até 2014. Essa transição é importante pra dar ainda mais confiança ao elenco mais badalado da atualidade. Se continuar nesse embalo das pedaladas, ganhando a cara da disciplina e sabedoria do novo técnico, Seu Teixeira nem vai precisar se mexer tanto pra o Brasil levar o hexa em casa! Ainda assim é tudo uma questão política (inclusive a postura dos EUA em campo)...

2 comentários:

Marcela Moura França disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcela Moura França disse...

Gostaría de sugerir um artigo sobre a Vitória do Vitória sobre o Santos ontem!!!!